A Transnordestina, um dos maiores projetos de infraestrutura logística do Brasil, recebeu um novo impulso neste início de ano com repasse de recursos realizado por meio do (FDNE). Acompanhe os detalhes.
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) aprovou, por decisão unânime, a liberação da primeira parcela do aditivo de R$ 3,6 bilhões destinado às obras que ligam os estados do Ceará e do Piauí, a Transnordestina.
O repasse dos recursos será realizado por meio de crédito do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). A conclusão do empreendimento tem como meta a finalização da fase 1 até 2027, enquanto a fase 2 tem previsão de entrega para 2029.
O ramal pernambucano da Transnordestina havia sido retirado do contrato de concessão em 2021, devido a questões de inviabilidade financeira, com as obras paralisadas nas proximidades de Custódia, sendo retomado em 2023 com novos investimentos públicos.
Esse segmento foi incluído no Novo PAC, garantindo prioridade na destinação de recursos. Atualmente, está em andamento a elaboração dos projetos básico e executivo, sob responsabilidade de uma empresa contratada pela Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes. A previsão é de que os estudos sejam concluídos no segundo semestre de 2025.
O Governo Federal já alocou R$ 450 milhões para o trecho Salgueiro-Suape, com possibilidade de ajuste dos valores após a finalização do projeto executivo.
O que é a ferrovia Transnordestina e qual sua importância?
A Transnordestina é uma ferrovia em construção no Nordeste do Brasil, projetada para conectar as regiões produtoras do interior aos portos marítimos, facilitando o escoamento da produção de grãos, minérios e outros produtos, melhorando o transporte e reduzindo custos logísticos, além de buscar estimular o crescimento econômico e a geração de empregos nos estados envolvidos.
O projeto prevê a ligação entre o município de Eliseu Martins (PI) e os portos de Suape (PE) e Pecém (CE), totalizando aproximadamente 1.757 km de extensão. Desses, 1.209 quilômetros correspondem à linha férrea entre o Piauí e o Ceará, com concessão da TLSA. Outros 548 quilômetros integram o ramal de Pernambuco, que sai de Salgueiro em direção ao Porto de Suape.
Considerado um projeto essencial para o transporte de alimentos e insumos, tanto para o mercado interno quanto para exportação, a obra foi concebida como parte do Plano Nacional de Logística e Transportes, que somente foi iniciada em 2006, devido a atrasos causados por problemas técnicos e financeiros.
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Fonte: https://www.gov.br/pt-br